quinta-feira, 15 de março de 2012

Toda Pergunta tem uma resposta!

Nessa semana o trabalho desenvolvido foi voltado para o questionamento: "Toda pergunta tem uma resposta?" Iniciamos com uma conversa sobre o que é pergunta, para que serve e se toda pergunta tem uma resposta. As discussões foram bem pontuais, podendo perceber que os estudantes compreendem o caminho da pesquisa como uma fonte de conhecimento.
Em seguida assistimos o vídeo "Porque sim Zequinha", do Castelo Ra-tim-bum, de onde pude puxar a conversa para as curiosidades, perguntando qual seria a curiosidade do Zequinha e qual seria a curiosidade/interesse dos alunos.
Nesse momento o trabalho tem duas estratégias: para os 1ºs e 2ºs anos, a lista de curiosidades foi feita oralmente em uma lista única, onde o professor era o escriba; para os 3]s, 4ºs e 5ºs anos, as duplas digitavam e salvavam no computador.
Aos 3ºs, 4]s e 5ºs anos foi ensinado a salvar uma pasta de documentos com o nome da dupla, onde poderão guardar os textos a serem postados no blog.
Aos 1ºs e 2ºs anos, após a conversa de curiosidades, foi disponibilizado aos alunos o Editor de Desenho (Paint), para que tenham contato e explorem a ferramenta, além de auxiliar na coordenação motora.

Estou gostando do desenvolvimento do Projeto, mas tá bem corrido.
Segue o link do vídeo:

Um comentário:

  1. Adorei a ideia do Zequinha!
    Permitir que os alunos tivessem contato com o paint também foi bem bacana!
    Parabéns
    Alexandra

    ResponderExcluir